Você já ouviu falar em Cirurgia Robótica?

Cirurgia Robótica é uma inovação tecnológica para utilização em procedimentos cirúrgicos, que permite ao médico manipular um robô de alta precisão através de um console.

Diferentemente de uma laparoscopia, que também é feita com o auxílio de uma câmera, o robô utilizado dá ao médico, por meio do console, a possibilidade de simular o movimento do punho com as pinças, além disso, promove a atuação mais precisa e segura do cirurgião, com melhores resultados devido às imagens Full HD em 3D, que permite alcançar estruturas que nenhuma outra modalidade cirúrgica consegue e para o paciente, oferece menor risco de infecção, menor dor pós-operatória, reduz perda de sangue, proporcionando uma recuperação mais rápida.

Procedimentos que podem ser feitos

Praticamente todas as cirurgias abdominais são possíveis de ser realizadas com o auxílio do robô. Dentre as indicações mais comuns, podemos citar as cirurgias de próstata, ginecológicas, de estômago e intestino.

Vantagens da Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica possui muitas vantagens comparada à cirurgia tradicional. Por ser feita com um robô, ela é a garantia uma maior precisão e é bem menos invasiva do que o procedimento tradicional. Porém, o robô não opera sozinho… É necessária a atuação do cirurgião, para que os braços do robô fiquem perfeitamente ajustados ao paciente e após, comandando a atuação das pinças.

Dentro os inúmeros benefícios que a Cirurgia Robótica pode trazer, além dos já citados acima, em comparação com a cirurgia tradicional, temos de forma resumida:

• Redução do tempo de hospitalização, retorno mais rápido às atividades, menor tempo de internação;
  • Redução de dor e complicações no pós-operatório;
  • Cortes menores e menor sangramento;
  • Facilidade de acesso a diversas estruturas do corpo;
  • Maior amplitude de movimento;
  • Maior visão da área a ser tratada;
  • Menor risco de infecção hospitalar;
  • Mais precisão nas cirurgias em locais de difícil acesso, como nas regiões de pelve, diafragma e saída do esôfago;
  • Melhor ergonomia — O cirurgião fica sentado em posição confortável, o que ajuda nas cirurgias longas;
  • Mais intuitivo — O robô reproduz movimentos similares aos do cirurgião. Na laparoscopia convencional, o mecanismo de movimentação dos instrumentos cirúrgicos é inverso. O cirurgião movimenta os dedos para a esquerda e a pinça se move para a direita;
  • Visão tridimensional para os cirurgiões.

O que achou desse grande avanço da medicina? Já tinha ouvido falar sobre a Cirurgia Robótica? Caso queira saber mais sobre o procedimento, entre em contato conosco!

Att,

Cirurgia Oncológica