Ácido hialurônico – Afinal, qual eu devo escolher?

Quando falamos em ácido hialurônico, estamos falando de uma das principais substâncias utilizadas na rotina de beleza e cuidados de todos os tipos de pele, até das mais oleosas. Essa substância é produzida naturalmente pelo corpo sendo encontrada predominantemente na pele. A concentração de ácido hialurônico vai determinar o grau de hidratação da pele, sendo essa sua principal ação – vale lembrar que uma pele hidratada fica com rugas menos aparentes, maior viço e luminosidade, e sem aquele aspecto ressecado ou craquelado. Temos algumas opções e apresentações de ácido hialurônico disponíveis no mercado: desde sérum e cremes tópicos, até cápsulas para ingesta oral e géis para injeção abaixo da pele. Cada uma dessas formas de ácido hialurônico possui suas características, indicações e benefícios.

Ácido Hialurônico Tópico (cremes e séruns)

O uso de cremes e séruns com ácido hialurônico promove hidratação da pele, possibilitando o tratamento de pele jovens e maduras, secas a oleosas, conforme o veículo (base do produto) escolhido. Podemos achar produtos com poucos ativos, sendo o principal o ácido hialurônico, e outros que combinam o ácido hialurônico a substâncias como vitamina C, E e outros ácidos na mesma formulação. 

A escolha do produto ideal deve levar em consideração o tipo de pele, a rotina do paciente e também a questão financeira, já que sabemos que os produtos dermatológicos podem apresentar grande variação de preço.

Ácido Hialurônico Oral

Nos últimos anos vêm crescendo o número de produtos comovido hialurônico oral, combinados muitas vezes a formulação com colágeno e silício orgânico. Essas substâncias promovem maior hidratação da pele, além de colaborarem para a vitalidade dos cabelos e unhas.

Pacientes em tratamento dermatológico que fazem procedimentos estéticos de rotina, são especialmente beneficiados com o uso dessas fórmulas.

Ácido Hialurônico Injetável

O ácido hialurônico injetável pode ser usado para diversas finalidades: hidratação da pele (skinbooster), sustentação da região malar (maçãs do rosto), diminuir aparência do bigode chinês e linhas de marionete, definir o contorno da mandíbula e aumentar o volume dos lábios. É um procedimento que deve ser feito em consultório médico dermatológico, por um profissional habilitado.

Como utilizar diariamente?

Ao contrário do que alguns pensam, mesmo sendo um ácido, o ácido hialurônico não causa irritação na pele e pode ser usado frequentemente em sua rotina de cuidados.

 A recomendação atual é de usar uma a duas vezes ao dia, inclusive como hidratante facial. Dica de passo a passo que pode ser incluído em sua rotina:

1. Utilize primeiro um gel de limpeza para lavar o rosto e preparar a pele antes da hidratação. A limpeza promove a remoção do excesso de oleosidade, retirando resquícios da maquiagem do dia a dia;
2. Após lavar com um sabonete adequado, pôde-se aplicar um produto na forma de sérum, o qual pode conter na sua formulação vitamina C, vitamina E e ácido hialurônico – o produto deverá ser indicado por um dermatologista, após avaliação do seu tipo de pele.
3. Protetor solar na rotina do dia
4. Após repetir os passos 1 e/ou 2 a noite, o dermatologista pode indicar produtos à base de ativos e ácidos clareadores ou que promovam renovação celular mais intensa, conforme a queixa do paciente

E aí gostou das dicas sobre o ácido hialurônico de hoje? Já utilizava em sua rotina de Skincare?Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Em outros casos entre em contato conosco e agende uma consulta, através dos telefones (41) 3408.3353 ou (41) 99184.3353

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.