Skin Care: A relação entre Pele e Idade

Sabemos que quanto antes começamos a nos dedicar e dar atenção a nossa pele, mais reduzimos o impacto do tempo e adiamos os efeitos do envelhecimento, deixando-a com aspecto mais jovem e saudável. Cada fase da vida lidamos com diferentes questões, não é mesmo? E com a nossa pele não seria diferente. Vejamos a atenção que devemos dar a nossa pele, conforme os anos vão passando:

Aos 20 anos 

O mais comum nessa idade é a acne, excesso de oleosidade, poros dilatados e cravos. O tratamento da acne dependerá da severidade do quadro, podendo ser necessário uso de medicações via oral. Caso não seja realizado o tratamento adequado, o paciente pode evoluir com formação de cicatrizes e flacidez, que pode acentuar-se por volta dos 40 anos. Esse quadro também tem tratamento, muitas vezes com necessidade de microagulhamento, laser e peeling.

Nessa idade o ideal é tentar sempre manter a pele limpa e uniforme, criando uma rotina que vire hábito. Produtos que devem fazer parte dessa rotina: sabonete de limpeza e protetor solar. Produtos que podem fazer parte da rotina: antioxidantes tópicos a base de vitamina C e/ou  produtos que controlem a oleosidade

Aos 30 anos 

É nessa faixa etária que o corpo reduz a produção de colágeno, dando início ao processo de degradação da proteína já existente. 

Os principais sinais de envelhecimento são olheiras mais profundas e pigmentadas, rugas ao redor dos olhos, na testa e entre as sobrancelhas que ficam marcadas mesmo quando não se está fazendo nenhuma mímica facial. Os produtos que devem fazer parte da rotina são sabonete de limpeza, vitamina C, protetor solar e creme para região dos olhos. Alguns procedimentos já estão indicados e ajudam a suavizar o processo de envelhecimento: aplicação de toxina botulínica, ultrassom microfocado e bioestimuladores de colágeno injetáveis são os principais!

Aos 40 anos

As manchas ficam mais visíveis, bem como as linhas de expressão. Começam os primeiros sinais de flacidez acompanhados da perda do contorno do rosto, olhar com aspecto mais cansado e papada. A perda óssea que começa aos 30 agora fica mais evidente, rosto afina um pouco mais, as manchas ficam mais comuns, a renovação da pele diminui, fica mais lenta, a pele fica menos luminosa e mais ressecada. Levando em conta que a média da idade da menopausa são os 50 anos, porém os primeiros sintomas podem aparecer até sete anos antes, é possível notar o surgimento de algumas espinhas relacionadas a alterações hormonais. Mantém-se a indicação de sabonete específico para cada tipo de pele, vitamina C tópica, protetor solar (com cor de base e efeito antiidade), creme para região de olhos e ácidos mais potentes para uso noturno. Nessa etapa indicamos a manutenção dos tratamentos iniciados nas fases anteriores (toxina botulínica, peelings e bioestimulação de colágeno) e indicamos outros que ajudam a manter o contorno e a sustentação da face, como aplicacao de ácido hialurônico, laser de CO2 e peelings mais profund.  A hidratação da pele do corpo é fundamental, já que nota-se diminuição da hidratação natural a partir dessa faixa etária.

Aos 50+

Nessa fase os efeitos do tempo podem ficar mais intensos e evidentes. Os cuidados com a pele permanecem os mesmos da faixa dos 40 anos, podendo aumentar a potência de alguns ativos. Nessa fase a mulher está sofrendo fortes mudanças hormonais: a perda de colágeno se intensifica, o cabelo fica mais fino e ralo, a pele fica mais seca. Deve-se manter uma rotina de cuidados com a pele, dando preferência aos produtos com textura de creme e com ação hidratante. A avaliação dermatológica completa é ainda mais importante nessa idade, pois aumenta a frequência de lesões pré-cancerígenas e de câncer de pele.

Os procedimentos mais recomendados nessa fase são: toxina botulínica, laser fracionado ou peeling médio, preenchimento com ácido hialurônico para sustentação e volumização, aplicação de bioestimuladores de colágeno injetáveis e ultrassom microfocado, a depender das queixas e condições de cada paciente. Áreas corporais também necessitarão de procedimentos na maior parte dos pacientes: tratamento das linhas do pescoço, da flacidez da papada, das manchas do rosto e braços, do aspecto emagrecido do dorso das mãos.

Viram como o cuidado com a pele em todas as fases de nossa vida é importante? São muitos detalhes e muitos fatores para se considerar, por isso é de extrema importância ter o acompanhamento e orientação profissional do seu dermatologista. Aqui na Clínica Fiore contamos com profissionais especializados.

Entre em contato conosco e agende sua consulta e comece agora a cuidar da sua pele.

Estamos à disposição!