Skin Care: Rotina de cuidados com a pele

Ter uma rotina de cuidados com a pele, o chamado “skin care”, é de extrema importância para manter sua pele cada dia mais saudável e para minimizar os efeitos do envelhecimento cutâneo. Utilizar produtos de qualidade que levem em consideração o seu tipo de pele, idade, fatores genéticos e o estilo de vida de cada paciente é fundamental e protege a pele das agressões externas que a mesma sofre ao longo do dia (exposição à radiação solar, mudanças climáticas, poluição do ar) e até mesmo trata irritações e alergias, restaurando a condição saudável e prevenindo doenças de pele. Dessa forma podemos considerar 4 passos básicos de uma rotina de cuidados da pele que incluem: Limpar, Tonificar, Tratar e Proteger.

Limpar

Nossa rotina de cuidados com a  pele se inicia com a limpeza completa da mesma: nesse passo o dermatologista avalia qual o tipo de pele do paciente e se há alguma doença de pele de base (acne, rosácea) – após essa avaliação será indicado um sabonete para a limpeza da pele, que pode ser mais suave (no caso de peles sensíveis, ressecadas, com rosácea) ou conter alguns ativos mais fortes (como ácidos, por exemplo) que auxiliam no controle da oleosidade. O uso dos sabonetes em barra ou géis de limpeza é importante para remover a sujeira, suor, poluição, oleosidade e até a maquiagem, preparando a pele para receber os produtos das próximas etapas.

Tonificar

Em seguida, alguns pacientes terão a indicação de tonificar a pele, complementando a limpeza realizada pelos sabonetes e reduzindo o acúmulo de resíduos e oleosidade, permitindo uma pele com poros e comedos (“cravos”) menos aparentes.

Tratar

O próximo passo é o tratamento da pele. Assim como nas etapas anteriores, a avaliação de um especialista é imprescindível para presecrever os produtos mais indicados para tratar a pele de cada paciente: vitamina C, ácido hialurônico, ácido glicólico, ácido retinóico, ativos clareadores para manchas, produtos para controle da acne, produtos com efeito calmante…enfim, são inúmeros os ativos disponíveis hoje para tratamento da pele. Toda pele necessita também de hidratação como parte do tratamento dermatológico. Mesmo peles oleosas? Sim! Mesmo as peles oleosas precisam ser hidratadas mas, nesses casos, os hidratantes utilizados são produtos mais “leves” e que não provoquem piora da oleosidade e acne.

Proteger

Por último (porém não menos importante) vem o protetor solar. O uso de fotoprotetores deve ser diário, independente do clima (chuva, frio, nublado) e até mesmo se formos ficar dentro de casa! Além de proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios UV e luz visível, ainda previne o envelhecimento precoce da pele. Na maioria dos casos recomendamos manter essa rotina de cuidados duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.

Importante lembrar que :

Após limpeza com os sabonetes, devemos lavar abundantemente a pele com água morna, evitando altas temperaturas afim de não provocar irritações e piora da hidratação da pele;

  • Utilizar preferencialmente algodão para aplicar e remover loções de limpeza e tônicos, sempre de forma suave e evitando fricção vigorosa;
  • Existem produtos 3 em 1 que combinam limpador, tônico e demaquilante, porém recomendo utilizar separadamente para melhores resultados;
  • Evite lavagens frequentes com sabonetes comuns ou surfactantes agressivos, pois podem enfraquecer a função de barreira da pele;
  • Nunca aplique nada na sua pele sem a orientação de um especialista. Nem sempre o que foi bom para um familiar ou conhecido, será bom para você.

O dermatologista é o profissional indicado para nos acompanhar nesses cuidados com a pele, ajudando a identificar e prevenir problemas, assim como trazer as melhores soluções para a pele de homens e mulheres.

A consulta com dermatologista é essencial no cuidado com o maior órgão do seu corpo: a pele!