Check-up: Recomendações de Cuidados com a Saúde

Com a vida atribulada e corrida, muitas pessoas passam anos sem ir ao médico e assim podem deixar passar sinais que o corpo dá como indicativo de problemas mais sérios. O termo “check-up” significa checar, conferir. Na medicina usamos para designar uma avaliação médica de rotina associada a exames específicos de acordo com idade, sexo e históricos pessoal e familiar.

O check-up médico consiste na realização anual de uma série de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, com a finalidade de avaliar a saúde do paciente no geral, e no diagnóstico precoce de doenças que podem ser assintomáticas e fatais, caso não tratadas.

É possível diagnosticar doenças já instaladas, porém ainda não manifestadas (colesterol alto, diabetes, hipertensão) cujo tratamento terá impacto positivo na saúde e na qualidade de vida do indivíduo.

No check-up são realizadas ações para cuidar das pessoas e apoiá-las a manter uma boa saúde, ou saber se têm algum problema, até então, desconhecido. Isto pode ser determinante para a vida do paciente. Por exemplo, no caso do câncer de colo uterino na mulher é importante fazer o exame do Papanicolau e conversar sobre comportamentos de risco que podem levar ao aparecimento dessa doença.

Diferentes abordagens são feitas de acordo com a idade do paciente e na hora de solicitar exames os critérios avaliados incluem também a história familiar do paciente, além de seu comportamento e hábitos de vida. Basicamente em um check-up devem ser avaliados, dentre outros, os ítens abaixo:

• Sangue: hemograma, dosagem dos níveis de colesterol, triglicerídeos, glicemia, hormônios da tireoide, exames do fígado.
  • Aferição de pressão arterial, verificação de peso e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC);
  • Teste de detecção de sífilis, pesquisa de anticorpos anti-HIV e dos vírus da hepatite B e C;
  • Teste ergométrico: Analisa o funcionamento do sistema cardiovascular quando submetido a esforço físico progressivo – pode ser feito em bicicleta ou em esteira ergométrica. É pedido normalmente quando há histórico de problema cardiovascular na família ou para a realização de atividades físicas.
  • Provas de função pulmonar: indicada aos fumantes, pacientes com asma ou com necessidade de investigação de queixas respiratórias
  • Exame de urina: serve para analisar de forma microscópica as células, bactérias e cristais que possam estar presentes na urina e causar doenças. Além disso são realizadas dosagens de glicose, bilirrubinas e outras substâncias que auxiliam no diagnóstico de doenças sistêmicas.
  • Exame da próstata (toque retal + exame de sangue): Homens sem histórico familiar de câncer de próstata devem fazer o exame após os 45 anos. Aqueles que já têm casos na família devem ser avaliados a partir dos 40 anos. Apesar de existir um certo preconceito com este exame, ele deve ser feito uma vez ao ano e é importante para o diagnóstico do câncer de próstata.
  • Exame Papanicolau para as mulheres: deve ser feito anualmente desde o início da vida sexual. Ajuda na prevenção e diagnóstico precoce do câncer no colo de útero, além de outras doenças
  • Mamografia: as Mulheres acima de 40 anos devem realizar anualmente a mamografia – imagem radiográfica da mama. Pacientes com histórico familiar importante de câncer de mama ou com prótese de silicone podem ter indicação de realizar outros exames de imagem das mamas e em idade mais precoce.

Além do checkup anual, é importantíssimo manter um estilo de vida saudável, alimentando-se corretamente, fazendo exercícios físicos regulares, reduzindo stress, não fumando e nem abusando do álcool. Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários! E caso ainda não tenha feito seu checkup anual, entre em contato conosco!

Att, Equipe Médica Clínica Fiore.

Cirurgia Oncológica

CRM-PR 27751/ RQE 25604