Calendário Vacinal nos Idosos

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças infecciosas. Com novos vírus e bactérias surgindo a cada ano, as vacinas têm se tornado fundamentais no combate a certas doenças, como os diferentes tipos de gripe. 

Especialmente para quem já é idoso, uma simples vacinação pode fazer toda a diferença, pois ela atua estimulando o sistema imunológico a reagir mais rápido e de forma mais eficaz contra o invasor e a doença. 

Importância das Vacinas

O beneficio da vacinação é tanto individual (para imunizar quem se vacina) quanto coletiva, ajudando na erradicação de doenças, pois a partir do momento que um indivíduo se torna imunizado ele deixa de transmitir e transferir esta doença para outro, o que chamamos de “ Imunidade de Rebanho”.

Nas últimas décadas, o Brasil conseguiu erradicar doenças como a varíola, cujo último caso foi registrado em 1971, e a poliomielite, em 1989. Além disso, entre 2010 e 2014, não foram confirmados casos de rubéola congênita no País. Esse resultado positivo é reflexo da imunização gratuita e em massa promovida desde 1973, quando foi criado o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde que distribui, por ano, cerca de 300 milhões de doses e de imunobiológicos.

Vacinação em Idosos

É importante lembrar que pessoas de todas as idades precisam seguir o calendário de vacinação para cuidar de sua saúde de forma individual e coletiva como já falamos anteriormente. Ao falar em vacinas lembramos logo das crianças, porém existem vacinas específicas na adolescência, idade adulta, mulheres gestantes e idosos.

A vacinação nos idosos é de extrema importância, pois reduz as internações e o risco de morte causados por doenças cardíacas, cerebrais, vasculares, pneumonia e influenza (infecção viral aguda do sistema respiratório). 

A seguir o calendário de Vacinação dos idosos:

Calendário oficial - Sociedade Brasileira de Imunizações https://sbim.org.br/calendarios-de-vacinacao

Caso você ou algum membro da sua família tenha mais de 60 anos, siga o calendário de vacinação. Apenas os indivíduos que possuem alergia a ovo (usado na fabricação do imunizante) ou alguma contraindicação médica bem definida podem se isentar da aplicação das vacinas. Em caso de dúvida, converse com seu médico.

Nossa equipe de especialistas da Clínica Fiore está à disposição para ajudar no que for preciso! Entre em contato conosco!

Geriatria

CRM-PR 38.311 / RQE Clínica Médica 2255 - Geriatria 22556

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.