Entre em contato e veja o melhor horário
(41) 3408-3353 | (41) 99184-3353
BLOG

Notícias Clinica Fiore

Conheça os tratamentos estéticos pré e pós-operatórios mais indicados!

Existem várias formas de cuidar do corpo antes e após cirurgias, para evitar a formação de cicatrizes indesejadas, manchas, hematomas ou edemas.

Alguns tratamentos estéticos, além de auxiliarem em uma recuperação mais rápida e confortável, fazem toda a diferença para evitar efeitos colaterais em um procedimento cirúrgico.

Neste texto iremos explicar os tratamentos estéticos mais recomendados e sua importância!

Por que são recomendados?

Alguns tratamentos estéticos como a drenagem linfática, por exemplo, auxiliam na prevenção do aparecimento de manchas roxas e inchaços pois melhoram a circulação sanguínea do local submetido à intervenção cirúrgica. Esses procedimentos aumentam o aporte de oxigênio na pele, favorecendo o processo de cicatrização no período pós-operatório.

Quais os tipos de tratamentos?

Pré-operatório

Antes de se submeter a um procedimento cirúrgico, é importante consultar com um dermatologista. Esse profissional fará algumas perguntas durante a consulta e fará uma avaliação minuciosa da pele, a fim de detectar fatores de risco que aumentem a chance do paciente desenvolver cicatrizes elevadas (cicatrizes hipertróficas ou queloides), edema e hematomas. Além disso, ele poderá orientar quais medidas os pacientes podem tomar para evitar quaisquer dessas complicações, como o uso de gel de silicone pra prevenir o aparecimento de queloides, por exemplo.

A radiofrequência também é indicada no pré-operatório de algumas cirurgias, porque ela estimula a produção de colágeno, deixando a pele menos flácida e mais hidratada.

Outro tratamento interessante de se associar é a drenagem linfática, sendo uma técnica frequentemente recomendada tanto no pré-operatório quanto no pós-operatório. A drenagem linfática é feita por profissional fisioterapeuta habilitado que, através movimentos circulares, bastante precisos e suaves,  percorrem todo o sistema linfático, estimulando a circulação sanguínea, diminuindo a incidência de edemas grandes, dores incapacitantes e hematomas (faz uma “desintoxicação” do tecido). Além disso, o paciente fica mais relaxado, aliviando as tensões e a ansiedade antes e após a cirurgia.

Pós-operatório

Os procedimentos pós-operatórios são essenciais para melhorar a oxigenação e circulação sanguínea, acelerar a cicatrização e diminuir a dor, queixas comuns após um procedimento cirúrgico. O repouso e os cuidados pós-operatórios são essenciais para o sucesso do procedimento, considerados fundamentais na recuperação do paciente.

Assunto não menos importante e considerado um dos maiores receios dos pacientes ao passar por uma cirurgia, são as inconvenientes cicatrizes inestéticas (hipertróficas e queloides). Elas aparecem pela capacidade geneticamente determinada do indivíduo em regenerar o tecido, pelo próprio ato cirúrgico (tempo de cirurgia, gravidade da lesão, tensão na cicatriz) e pelos cuidados do paciente com a ferida após o procedimento. Como podemos ver, é de suma importância seguir à risca todos os tratamentos indicados.

O uso de gel ou placas de silicone, a limpeza adequada, a retirada dos pontos no período indicado são todos fatores que ajudam na prevenção da formação de cicatrizes inestéticas. A drenagem linfática, por todos os fatores já mencionados acima, também auxilia no processo de cicatrização e deve ser feita sempre que recomendada pelo médico cirurgião.

Os tratamentos com a luz intensa pulsada ajudam a melhorar a vascularização e pigmentação das cicatrizes, deixando-as menos vermelhas, menos pigmentadas e, com isso, menos aparentes.

Por fim, mas não menos importante, é sempre bom lembrar da importância de consultar o médico responsável pela cirurgia antes de realizar qualquer tratamento ou procedimento estético, pois a escolha do procedimento dependerá do tipo e objetivo da cirurgia, sendo que uma escolha errada pode influenciar diretamente na recuperação pós-cirúrgica.

Clínica Fiore

Author

view all posts

Deixe uma resposta