Dicas e tratamentos na prevenção de celulite e estrias!

Dentre os tratamentos mais procurados na área da estética estão os que podem atenuar e até mesmo eliminar as estrias e celulites, duas das grandes preocupações da maioria das mulheres – e dos homens também. Mas, afinal, o que são estrias? Como combater as celulites?

ESTRIAS

As estrias são linhas que se formam sobre a pele quando as fibras elásticas se rompem e formam “cicatrizes”, principalmente, devido ao “efeito sanfona”, ou seja, o processo de emagrecer e engordar com frequência.

Também podem aparecer estrias em situações como: crescimento rápido durante a puberdade, colocação de próteses sob a pele (de mamas, por exemplo), gravidez, musculação intensa, uso de corticoides.

O aspecto das estrias passa por três estágios: fase inicial – inflamação, com cicatrizes mais avermelhadas; fase intermediária – onde a inflamação começa a sumir; e a fase atrófica/tardia – quando a região perde o colágeno e elas ficam brancas, o que dificulta seu tratamento.

Algumas das recomendações para evitar que as estrias apareçam é controlar o ganho/perda de peso frequente, para que a pele não sofra grandes distensões. Além disso, é importante manter uma alimentação balanceada e hidratar bem a pele com dermocosméticos indicados pelo dermatologista.

CELULITES

Já o aparecimento das temidas celulites, caracterizada pelos vários “furinhos” que surgem na pele, é provocado pelo acúmulo de gordura no corpo, pela má alimentação (excesso de açúcares e carboidratos), sedentarismo e falta de exercícios físicos, estresse, consumo de cigarro, excesso de consumo de sal. É também muito comum aparecer em fases de mudança hormonal, como a puberdade, a gravidez e a menopausa

O aspecto das celulites também passa por estágios: leve, moderada e grave, a depender da quantidade, profundidade e aparência das celulites.

DICAS

Antes de mais nada, é imprescindível melhorar a alimentação e o estilo de vida para evitar que essas alterações apareçam.

  • Tome bastante líquido: o consumo de água é excelente para prevenir a celulite e evitar a retenção de líquidos;
  • Invista em uma alimentação saudável: inclua legumes, verduras, fibras e grãos na sua dieta;
  • Evite a ingestão de doces, gorduras, bebidas alcoólicas e sal em excesso;
  • Pratique exercícios físicos regularmente: além de melhorar a circulação sanguínea, reduz a gordura corporal e diminui as medidas.

TRATAMENTOS

E quais os tratamentos estéticos mais indicados para prevenir e amenizar o aparecimento de estrias e celulites?

  • Drenagem linfática: massagem que estimula o sistema linfático, bastante eficiente no combate às celulites
  • Radiofrequência (fraxx): Esse procedimento consegue agir nas camadas mais profundas sem agredir a pele, um tratamento muito eficaz na redução das estrias brancas
  • Ultrassom micro e macrofocado (ultraformer III): Boa opção para quem quer tratar a celulite e a flacidez do bumbum e da região das coxas, o ultraformer estimula a produção de colágeno, devolvendo a firmeza da pele e colaborando para a modelação corporal com redução de medidas
  • Microagulhamento: A ideia do tratamento é criar pequenas lesões na região da pele, obrigando que ela se regenere e com isso produza mais colágeno. Uma boa opção para o tratamento de estrias.
  • Peeling ou ácido: Outra opção de tratamento para estrias, que proporcionam descamação, estimulando a produção de colágeno e promovendo a uniformização da pele

Preocupado com as estrias ou celulites? Agende uma avaliação com a nossa especialista Dra. Carolina Ghislandi (CRM-PR 27750 / RQE 20866)

Ligue para (41) 3408-3353 ou WhatsApp (41) 99184-3353 | Av. República Argentina, 1228Cj1111

 ?Médica Responsável Dra. Carolina Ghislandi CRM-PR 27750 / RQE 20866