Entre em contato e veja o melhor horário
(41) 3408-3353 | (41) 99184-3353
BLOG

Notícias Clinica Fiore

menopausa

Menopausa

A menopausa marca o fim do período reprodutivo da mulher. Não há uma idade exata para seu início, mas geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos.

Quando entra na menopausa, a mulher deixa de produzir gradativamente os hormônios estrogênio e progesterona, causando irregularidade do ciclo menstrual até a parada completa das menstruações.

Além dessas alterações, a chegada da menopausa pode trazer consigo outros sintomas, por vezes bastante incômodos, como ressecamento vaginal, ondas de calor e suor noturno, diminuição da memória, alteração na gordura corporal e até mesmo depressão. Podem acontecer também algumas alterações imperceptíveis, mas perigosas, como aumento do risco cardiovascular e alterações ósseas.

 

Uma pergunta comum nessa fase é: “Como saber se já estou na menopausa?” é um questionamento comum nesta fase. A definição médica, no entanto, se dá após 1 ano da última menstruação. Porém, alguns fatores, como o uso de anticoncepcionais orais pode atrapalhar o diagnóstico. Por isso, nesta faixa etária, a consulta com o Ginecologista é essencial. Além de diagnosticar a menopausa, ele irá solicitar vários exames necessários nessa idade para prevenção de outras doenças.

O tratamento da menopausa pode ser feito com a terapia de reposição hormonal. Mas atenção! Não são todas as mulheres que podem fazer esse tratamento! Em alguns casos como mulheres com câncer de mama, por exemplo, o uso da terapia de reposição hormonal é contra-indicado!

Além do ginecologista, outros médicos precisam ser visitados pela mulher na menopausa ou próxima dela, como o Cardiologista, uma vez  que nesse estágio tende a ter alterações na Pressão Arterial e aumento do risco cardiovascular, e Endocrinologista, devido às alterações ósseas.

A Clínica Fiore conta com a Dra. Deborah Beltrami Gomez, Ginecologista, que está apta à orientar a mulher nessa idade para que passe por esse período da melhor forma possível. A Dra. Thaisa A. da Silva Maia Kunitz, nossa cardiologista, e o Dr. Gustavo Dissenha, nosso endocrinologista, também poderão ajudar à diminuir os riscos que estão presentes nessa fase!

Agende sua consulta.

Clínica Fiore

Author

view all posts

Deixe uma resposta