Vamos conversar um pouquinho sobre a ateromatose?

Condição muito comum em pessoas acima de 50 anos e fortemente relacionada à diversas doenças, a ateromatose nada mais é do que um acúmulo de gordura, cálcio e alguns outros elementos na parede das artérias. Geralmente, acomete o organismo de maneira difusa, ou seja, várias artérias ao mesmo tempo.

Os principais fatores de risco para seu desenvolvimento são condições muito comuns nos dias de hoje, tais como:

  • Idade acima de 50 anos
  • Hipertensão Arterial
  • Diabetes
  • Tabagismo
  • Colesterol Alto
  • Sedentarismo

O grande problema da ateromatose é que ela vai formando uma placa dentro da artéria e, conforme essa placa cresce, o espaço por onde passa o sangue arterial (sangue que leva oxigênio para os tecidos) vai diminuindo, podendo chegar a uma oclusão total do vaso sanguíneo. Com menos sangue chegando aos tecidos, os sintomas vão aparecendo:

  • se as artérias dos membros inferiores são acometidas, o paciente tem dor ao caminhar (claudicação intermitente)
  • se as coronárias (artérias que irrigam o coração) são acometidas, o paciente sente dor no peito e eventualmente pode ter um infarto do miocárdio
  • se a placa se encontra nas carótidas, artérias que irrigam o cérebro, o paciente pode ter um derrame ou acidente vascular encefálico (AVC)

Lembrando que todos os exemplos acima ocorrem em casos de doença avançada.
A simples presença de ateromatose no vaso faz parte do envelhecimento e, em geral, é uma doença silenciosa na sua fase inicial.
Então qual a importância da consulta com o médico?

Justamente a identificação dos fatores de risco e sintomas do paciente, para que se possa realizar a prevenção das complicações!
Pacientes com mais de 50 anos, com história de infarto, derrame e as demais doenças citadas anteriormente, se beneficiam (e muito!) de uma abordagem preventiva.

Envelhecer bem é o objetivo, e só é atingido se nos cuidarmos muito bem hoje.

Dra Aline Bilobran
CRM-PR 27817

83 comentários em “Vamos conversar um pouquinho sobre a ateromatose?”

    1. Olá! Você deve agendar uma consulta de avaliação com o cirurgião vascular para definição do melhor tratamento para o seu caso. Se quiser entre em contato com a nossa clínica que auxiliamos o agendamento!

    2. maria madalena dos santos

      eu tenho no abdomen tenho refluxos cardiacos doencas fibrilação taquicardia tudo eles fala que é doença de veio entao pra que me descastar em hospital ?vo nada

        1. maria madalena dos santos

          gratidao dr to nervosa sim tenho refluxo valvar mas a 2018 deu grau leve e sempre essa ateroma iliaca vivo em medico devido taquicardia ja mudei toda alimentação mas cansaço muito forte nao ando muito nao perco peso to com 87 . 1.67 to cansada de tanto exame medico

  1. Muito otimas as orientações sobre ateromatose, apareceu na minha TC, penos sinais de ateromatose, entao essas orientações vao me ajudar muoto. Muito obrigado.

  2. ELCINEIA AREDES DE NOVAES E SILVA

    Meu pai de 78 anos fez a tc por q deu covid e apareceu ateromatose da aorta torácica. Queria saber si e grave que devemos fazer

    1. Olá Elcineia!

      É normal um certo grau de ateromatose após uma certa idade. Se for discreta, normalmente não há nada a se fazer. Mas caso seja severa, alguns tratamentos podem ser indicados.O recomendável é procurar um cirurgião vascular pra melhor avaliação.

      Em nossa clínica, contamos com a Dra Aline. Caso deseje agendar uma consulta, por favor entre em contato pelo 3408-3353 ou 99184-3353.

      Att,
      Clínica Fiore

  3. EDNA BARBOSA DÓREA SANTANA

    Boa tarde, Clínica Fiore
    Fiz uma Angiotomagrafia das coronárias e apareceu apenas como resultado difetente :

    Minima Aretomatose coronariana não calcificada na DA.

    Tenho 63 anos.

    Isso é grave? Estou muito preocupada. A médica que me atendeu disse para que tome todos os dias
    e pra vida toda o AAS. Meu estomago não vai aguentar.
    Aguardo resposta por email

    1. Olá Edna, tudo bem?
      O fato de ter ateromatose não calcificada, mesmo que discreta, significa que você deve ter um controle mais rigoroso do colesterol (com metas diferentes do que as propostas para a população geral). Outro ponto que levamos em consideração é se você possui alguma comorbidade (outras doenças associadas, como hipertensão e diabetes). Nestes casos, pode ser indicado o uso de AAS. Mas lembre-se: cada caso é único! Todas essas avaliações e indicações de tratamento devem ser realizadas após avaliação por um médico cardiologista, considerando as suas particularidades. Espero ter ajudado!

    1. Oi Jorgina! A Ateromatose em Bulbo Carotídeo é a deposição de gordura na artéria carótida, a artéria que leva sangue ao cérebro. Controle dos fatores de risco, como pressão alta e cigarro, e o uso de medicamentos devem ser feitos de modo a prevenir um possível AVC (Acidente Vascular Cerebral). Agendar uma consulta para seu marido é muito importante. Caso queira agendar conosco entre em contato pelos telefones (41)3408.3353 (41) 99184.3353
      Espero ter ajudado.

  4. Olá fiz uma tomografia por cálculos renais e apareceu um diagnóstico de ateromatose aortoilica gostaria de saber mais se se trata do mesmo assunto que vcs falam obrigada

    1. Oi Elizete! A Ateromatose Aorto Ilíaca é a deposição de placas de gordura nessas artérias. O importante aqui seria avaliar seus sintomas e seus fatores de risco (como pressão alta ou tabagismo por exemplo). Agendar uma consulta com o cirurgião vascular é importante, para que ele possa te orientar corretamente sobre seu caso. Caso queira agendar conosco entre em contato nos telefones (41) 3408.3353 /(41) 99184.3353

      Espero ter ajudado!

    1. Olá Arlete,

      Sim, nós estamos localizados em Curitiba, na Avenida República Argentina, 1228 Cj 1111, Água Verde.
      Venha nos conhecer! Estamos abertos de Segunda á Sexta 08:00 às 19:00.
      (41) 3408.3353 /(41) 99184.3353

  5. Olá Clínica Fiori,
    Fiz recentemente um exame com o resultado: “ Ateromatose Coronariana Moderada
    DA Artéria Descendente anterior com redução significativa ~50%
    CX Artéria Circunflexa com redução moderada.
    Quanto devo me preocupar com esse resultado?
    Antonio Mendes

    1. Olá Antônio!
      Somente com o resultado de um exame não é possível dizer nada. Vai depender de idade, comorbidades, sintomas, entre outras coisas. Recomendamos consultar um cardiologista o quanto antes, já que pode se tratar de algo grave. Temos cardiologista em nossa equipe – se quiser agendar, entre em contato (41) 99184-3353.

  6. Olá, me chamo Jairo Farias, tenho 50 anos, Sou diabético e hipertenso, na minha USG doppler das artérias dos membros inferiores, constatou-se calcificação ateromatose difusa leve nas artérias dos membros inferiores com ausência de dilatações aneurismáticas e/ou estenoses significativas. Gostaria de saber se é grave e qual o possível tratamento? Qual especialista devo procurar?

    1. Olá Jairo,

      A ateromatose pode ocorrer dependendo de alguns fatores. A gravidade da doença vai depender dos achados no seu exame. Normalmente, ateromatose leve não gera maiores preocupações, mas o ideal é que consulte com um médico cirurgião vascular. Caso deseje agendar, entre em contato conosco pelo WhatsApp (41) 99184-3353

  7. Bom dia!
    Fiz um US do abdome total e no laudo consta ateromatose incipiente da artéria abdominal. Com qual especialidade devo me consultar? Com tratamento adequado ela pode ser contida?

    1. Olá, Glória! A especialidade que trata de alterações vasculares é a Cirurgia Vascular. Caso necessite, temos em nossa Clínica a Dra. Aline. Para agendar, entre em contato pelo 3408-3353 ou 99184-3353.
      Att,

  8. Boa noite, minha mãe fez uma USG dos membros inferiores e a conclusão foi Ateromatose importante das artérias nos membros inferiores, com repercussão hemodinâmica multissegmentar. O que isso quer dizer? Qual médico devo procurar?

  9. jose carlos carvalho

    Boa tarde! Me Chamo Jose Carlos tenho 55 anos e sofri um iam em 2015 fiz recentemente uma TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO TÓRAX e deu esse resultado. tenho que me preocupar com isso?
    – Parênquima pulmonar evidenciando coeficiente de atenuação difusamente heterogêneo à custa de
    áreas hipoatenuantes esparsas bilateralmente, caracterizando aprisionamento aéreo na fase
    expiratória, pouco mais evidente nos campos inferiores. Tais achados podem estar relacionadas a
    alterações pequenas vias aéreas (bronquiolopatia) em adequado contexto clínico.
    – Ateromatose incipiente.

    1. Olá José,
      Somente com os dados que você nos forneceu, é difícil dizer qualquer coisa. O exame de imagem sozinho pode não dizer muita coisa – ele precisa ser associado à anamnese e exame físico. Por isso, é importante passar por consulta com o médico que solicitou o exame. Assim, ele poderá explicar melhor, de acordo com seu quadro clínico.

    2. Regina Prado de Souza

      Boa tarde, meu marido tem pontes de safena há 6 anos e sente de uns meses pra cá dores nas pernas, fez US DAS ARTÉRIAS MEMBROS INFERIORES e deu Ateromatose leve .. será essa a causa das dores??

  10. Ilza Maria Diogenes Castro Abreu

    Fiz uma tomografia de tórax, no laudo está escrito moderada ateromatose coronariana, isso é grave? Fui. Fumante por 36 anos, sou hipertensa, tenho Fibrilaçao atrial, sou sedentária… estou acima do peso. Gostaria de uma orientação.

  11. Boa tarde!
    Meu marido foi diagnosticado com esteatose grau 3 ;aumento no coração;e no último exame apareceu calcificação na aorta.
    É fumante e ja foi alcoólatra.
    Qual é a gravidade no caso dele a calcificação na aorta?

  12. Oi boa tarde fiz uma tomografia e deu ateromatose aórtica incipiente a médica falou pra eu tomar ibuprofeno 600 mg durante 4 Dias e não me encaminhou pra neum cirurgião vascular o que devo fazer?

    1. Boa tarde Laura,
      A ateromatose incipiente quer dizer que está em estágio inicial. Normalmente, não há indicação de tratamento. Mas, como vc passou por um médico, o ideal é conversar com ele sobre esse achado.Caso queira consultar com especialista, seria o cirurgião vascular.
      Att, Clínica Fiore

        1. Maria, a ateromatose é um acúmulo de gordura nas paredes dos vasos. Ateromatose discreta quer dizer que esse acúmulo é de pequena quantidade. Normalmente não preocupa, mas o ideal é consultar com seu médico.

  13. Alessandra Soares lemos

    Meu doppler arterial mostrou que tenho placas calcificadas parietal na arteria poplítea. Sem alterações hemodinâmicas.
    Mas meus braços, tórax e pescoço doem muito. Tenho FOP cardíaco. E sinto dor ao caminhar .
    Essas placas calcificadas podem estar em outras artérias tbm ?
    Quando caminho, fico gelada, incha as mãos e doem os braços e o pescoço do lado esquerdo.

    1. Alessandra, pelo jeito você já acompanha com algum médico. Converse com ele, não saia da consulta com dúvidas!!
      Respondendo sua pergunta, as placas calcificadas podem estar em outras artérias também.
      Caso deseje, estamos à disposição para agendar uma consulta.

  14. Boa dia Dra ,minha mãe de 78 anos, fez um ultrassom de Abdômen deu tdo normal,só na Aorta veio paredes regulares e calibre normal nos seguimentos avaliado,Placas ateromatosa calcificada na horta é devido o diabetes está um pouco alto ,ou geralmente aparece mesmo pela idade, agradeço a atenção Dra🙏🙌

    1. Olá Cláudio!
      A idade e o diabetes são fatores de risco para o surgimento da ateromatose. Como existem vários graus da doença, o ideal é consultar com um cirurgião vascular para uma avaliação mais detalhada da sua mãe.

  15. Boa noite! Fiz uma TC para avaliação dos rins e no laudo consta ateromatose aortoiliaca esparsa e difusa. Aorta com com trajeto e calibre externo preservados.
    Passei por outros médicos com esse exame e ninguém comentou a respeito da ateromatese.
    Gostaria de saber se este resultado pode ser preocupante. Agradeço a atenção e a informação de caráter público a respeito deste assunto que eu desconhecia até então.

    1. Márcia, leve seu exame à um cirurgião vascular e pergunte especificamente sobre a ateromatose. Como seu exame foi feito por outro motivo, provavelmente você não deve ter consultado com um cirurgião vascular, que é o especialista nesse assunto.

  16. Minha tomografia deu o seguinte resultado: Crânio
    Vias intracranianas de circulação liquórica têm dimensões normais para a faixa etária.
    Parênquima encefálico com coeficientes de atenuação preservados.
    Ateromatose carotídea intracraniana.

    Tenho 59:anos e meus exames de colesterol estão ok (tomo rosuvastatina de 20 mg). Devo procurar um especialista?

  17. Meu pai tem 77 anos, ele deu uma batida no pé e ficou com muita dor, fez Raio X e no tornozelo e apareceu calcificações ateromatosas espersas, depois da batida o pé ficou muito inchado.

  18. Boa tarde, gentileza me orientar até eu poder procurar um médico.
    Uma ateromatose da carótida seria preocupante quando reduzisse quantos % da luz vascular pelo diâmetro?
    A minha deu redução de 30%.
    Sou hipertenso mas com pressão arterial controlada pelo uso de lozartana e diurético.
    Meu triglicérides deu 74.
    Tenho 50 anos e peso 72 kg.
    Em breve tenho que ir a Curitiba a trabalho e aproveitarei para uma consulta com vocês.
    Obrigado!

  19. Boa noite, Fiz um exame de Ecografia abdômen Superior p/ visualizar o fígado, saiu tudo bem, contudo,no resultado saiu que tenho Leve ateromatose aórtica. É grave? Devo já procurar um cardiologista para início de tratamento?

    1. A ateromatose é um acúmulo de gordura nas paredes dos vasos. É bem frequente e tem vários graus, dos mais leves à quadros mais preocupantes.
      Em alguns casos, pode precisar de algum tipo de intervenção. Por isso, indicamos que procure um cardiologista ou cirurgião vascular.

  20. Fiz uma tomografia. Em Março. Deu ateresclerose na iliaca. Calcificação. Devido há pandemia. Não consegui consulta com vascúltima. E venho sentido, sensação de estômago estufado.e dor na virilha. Pode estar relacionado. Com diagnóstico de calcificação ateresclerose da iliaca?

  21. Bernardete Matte Uez

    Faz dois meses foi submetida tireoidectomia total e esvaziamento cervical esquerdo , agora fiz tomografia computadorizada de pescoço para seguir tratamento com iodoterapia, o que me chamou atenção foi discreta ateromatose erótica o que isso significa?

  22. Olá só a Célia, Boa noite, fiz uma TAC abdominal e aparece Ateromatose calcificada do eixo vascular aortoilíaco, o que quer dizer, o que tenho, o que devo fazer?
    Agradeço resposta, Obrigada

  23. Bom dia!! Por favor…devo me preocupar com placas ateromatosas em sua maioria fibrocalcificadas esparsas bilateralmente, sendo a maior medindo 10 x 2 mm em parede posterior do bulbo direito? Mesmo calcificadas há perigo? obrigada pela atenção.

  24. Bom dia. Eu fiz uma tomografia do abdômen superior em agosto. E deu minima ateromatose parietal.
    Não levei o exame para nenhum especialista pois eu fiz em uma emergência hospitalar procurei porq estava com muita dor no abdômen.
    Mas hoje tenho me sentido cansada para concluir minhas atividades ofegante.
    Gostaria de saber se isto q deu no meu exame poderia me causar algum destes sintomas?
    Obrigada.

    1. Lucimara, é um pouco complicado relacionar os acontecimentos que você cita sem uma consulta médica. Mas não parecem ser sintomas relacionados. Leve seu exame à um cirurgião vascular e ele poderá orientar você melhor. Pelo sintomas respiratórios, vale a pena consultar também com um pneumologista. Caso deseje agendar consulta, temos os 2 profissionais em nossa clínica!

    1. Olá Bartira!
      A ateromatose é um acúmulo de gordura nas paredes dos vasos. É bem frequente e tem vários graus, dos mais leves à quadros mais preocupantes.
      Em alguns casos, pode precisar de algum tipo de intervenção. Consulte seu médico.

  25. Nilva Maria da Costa E Paula

    o medico pediu um rx do tórax por conta de uma gripe e o resultado foi AORTA ALONGADA E ATEROMATOSA, TENHO 58 ANOS, não sou fumante, não bebo, pratico esporte, mas tenho colesterol hereditário . o que fazer?

    1. Nilva, esse achado é muito inespecífico. Só com a avaliação de uma radiografia, não podemos dizer nada. O ideal é conversar com o médico que pediu o exame para avaliar a necessidade de investigação.
      Att,

  26. Roberto de Jesus Rocha

    Boa tarde, tenho 20 anos, e tenho ansiedade generalizada, vinha sentido palpitação e falta de ar, resolvi passar num cardiologista, fiz eletrocardiograma e ecodopplercadiograma, no eletro deu bloqueio do Ramo direito do primeiro grau, meu médico disse que o exame deu normal apesar do achado, no ecodopplercadiograma ele falou que deu tudo ok também, e falou que não tenho nada, porém, olhando o ecocardiograma vir um achado na parte da “aorta”, fluxo normal e ateromatose leve, devo me preocupar? A ateromatose pode ser normal? Pois não tenho uma doença que cause essa ateromatose

  27. Olá, Carlos! Como dizemos na matéria, ateromatose é um acúmulo de gordura, cálcio e alguns outros elementos na parede das artérias. De forma leve, normalmente não preocupa. Mas o ideal é consultar um especialista para avaliar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.