Entre em contato e veja o melhor horário
(41) 3408-3353 | (41) 99184-3353

Notícias Clinica Fiore

Vamos conversar um pouquinho sobre a ateromatose?

Condição muito comum em pessoas acima de 50 anos e fortemente relacionada à diversas doenças, a ateromatose nada mais é do que um acúmulo de gordura, cálcio e alguns outros elementos na parede das artérias. Geralmente, acomete o organismo de maneira difusa, ou seja, várias artérias ao mesmo tempo.

Os principais fatores de risco para seu desenvolvimento são condições muito comuns nos dias de hoje, tais como:

• Idade acima de 50 anos
  • Hipertensão Arterial
  • Tabagismo
  • Colesterol Alto
  • Sedentarismo

O grande problema da ateromatose é que ela vai formando uma placa dentro da artéria e, conforme essa placa cresce, o espaço por onde passa o sangue arterial (sangue que leva oxigênio para os tecidos) vai diminuindo, podendo chegar a uma oclusão total do vaso sanguíneo. Com menos sangue chegando aos tecidos, os sintomas vão aparecendo:

• se as artérias dos membros inferiores são acometidas, o paciente tem dor ao caminhar (claudicação intermitente)
  • se as coronárias (artérias que irrigam o coração) são acometidas, o paciente sente dor no peito e eventualmente pode ter um infarto do miocárdio
  • se a placa se encontra nas carótidas, artérias que irrigam o cérebro, o paciente pode ter um derrame ou acidente vascular encefálico (AVC)

Lembrando que todos os exemplos acima ocorrem em casos de doença avançada.
A simples presença de ateromatose no vaso faz parte do envelhecimento e, em geral, é uma doença silenciosa na sua fase inicial.
Então qual a importância da consulta com o médico?

Justamente a identificação dos fatores de risco e sintomas do paciente, para que se possa realizar a prevenção das complicações!
Pacientes com mais de 50 anos, com história de infarto, derrame e as demais doenças citadas anteriormente, se beneficiam (e muito!) de uma abordagem preventiva.

Envelhecer bem é o objetivo, e só é atingido se nos cuidarmos muito bem hoje.

Dra Aline Bilobran
CRM-PR 27817