Entre em contato e veja o melhor horário
(41) 3408-3353 | (41) 99184-3353
BLOG

Notícias Clinica Fiore

psoríase

Psoríase e os Cuidados no Inverno

Psoríase é uma doença de pele relativamente comum, inflamatória e não contagiosa.  Ainda não tem uma causa bem estabelecida, mas sabe-se que está relacionada ao sistema imune e à genética do indivíduo, bem como às suas interações com o ambiente em que vive.

 

psoríase

 

Características

O paciente com psoríase pode apresentar manchas avermelhadas descamativas na pele, aumento da espessura da pele das mãos e pés com presença de fissuras, alterações nas unhas (aumento da espessura e depressões puntiformes), além de dor e inchaço nas articulações (artrite psoriásica). Alguns indivíduos podem apresentar quadros extensos da doença, levando a um impacto considerável na sua qualidade de vida.

Existem fatores que podem piorar a doença em pessoas que já possuam o diagnóstico e, inclusive, aumentam a chance de pessoas previamente hígidas desenvolverem psoríase ao logo da vida. Dentre esses fatores, destacam-se o histórico familiar, estresse, tabagismo e etilismo, obesidade e o tempo frio.

 

Tratamento da Psoríase

O tratamento varia conforme a intensidade da doença.

Nos casos leves, com poucas lesões de pele e sem acometimento das articulações, a psoríase é facilmente controlada com uso de cremes hidratantes e pomadas. A exposição ao sol (tempo curto, em períodos determinados e aconselhada durante a consulta com o dermatologista!) pode ajudar.

Em pacientes com doenças mais graves, o médico dermatologista tem outras opções terapêuticas, como a fototerapia, remédios por via oral e inclusive medicações injetáveis.

O mais importante é consultar com um especialista assim que notar o surgimento das lesões e alterações descritas anteriormente. O tratamento é mais fácil e eficaz quando o diagnóstico é precoce. E, lembre-se ainda: psoríase não é contagiosa! Portanto, não há necessidade de isolamento social, pois o contato com outras pessoas não transmitirá a doença!

 

Dra. Carolina Ghislandi

Dermatologista

CRM-PR 27.750 / RQE 20.866

Tags:

Clínica Fiore

Author

view all posts

Deixe uma resposta