Outubro Rosa, prevenção ao câncer de mama

outubro rosa

Há cerca de 30 anos foi criado um movimento de conscientização sobre o câncer de mama: o Outubro Rosa!

Você sabia que o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma? Estima-se que a cada ano, cerca de 55 mil novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil. Apesar da doença ser muito mais comum em mulheres, é importante reforçar que homens também podem ser afetados. A campanha do outubro Rosa tenta conscientizar isso.

Dentre os fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença, a idade é uma das mais importantes: 80% dos casos de câncer de mama ocorrem em mulheres com mais de 50 anos. Outras condições que favorecem seu desenvolvimento são obesidade, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, primeira gestação após os 30 anos, uso de contraceptivos hormonais, não ter tido filhos ou amamentado, histórico na família de câncer de mama ou ovário.

E como diagnosticar o câncer de mama? O autoexame é extremamente importante para a detectar sinais e sintomas da doença, tais como a presença de nódulo endurecido fixo, alteração da pele da mama (que pode tornar-se mais avermelhada, endurecida e, por vezes, com um aspecto de “casca de laranja”), alterações da pele dos mamilos e presença de nódulos nas axilas ou pescoço. Por isso a campanha do outubro rosa é tão importante!

Caso note a presença de qualquer uma dessas alterações, procure imediatamente um médico ginecologista. Uma avaliação especializada será realizada e, caso necessário, um encaminhamento para exames mais detalhados como mamografia, ultrassonografia das mamas ou ressonância magnética. Entre os 50-69 anos a mamografia está indicada mesmo na ausência de sintomas e deverá ser repetida a cada 2 anos.

E você, já fez seu autoexame esse mês? A consulta com o ginecologista, está em dia?

A Clinica Fiore apoia o Outubro Rosa!