Entre em contato e veja o melhor horário
(41) 3408-3353 | (41) 99184-3353
BLOG

Notícias Clinica Fiore

Osteoporose: uma doença silenciosa

A osteoporose é uma doença caracterizada por redução da massa óssea e alteração da arquitetura do osso. Em outras palavras, ela causa fragilidade óssea, com alto risco de fraturas.

Está presente em 20 a 30% das mulheres após os 60 anos e sua prevalência aumenta com a idade. Muitas vezes passa desapercebida, pois quase não apresenta sintomas, portanto ela pode estar presente sem mesmo você saber.

E você deve estar se perguntando: “Mas, se ela não dá sintomas, como saber se eu tenho?” Muito simples! Para fazer o diagnóstico de osteoporose é necessário realizar uma densitometria óssea. Porém, se você já teve alguma fratura com um trauma de baixo impacto, por exemplo, caiu no chão e quebrou o punho, você tem osteoporose, independente de exames.

osteoporose

Osteoporose

Existem alguns fatores que aumentam a chance de ter osteoporose. São eles: uso de corticóide (como a prednisona), fumar, consumir álcool em excesso, ter pais que já tiveram fratura de fêmur, ter artrite reumatóide ou algumas outras doenças que diminuem a absorção de vitaminas e cálcio.

A densitometria óssea está indicada como rastreio em todas as mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos. Deve ser realizada antes dessa idade se houverem fatores de risco.

E como prevenir? Existem 3 fatores importantíssimos para a prevenção desta doença: alimentação, sol e atividade física. Sua alimentação deve incluir cálcio, que está presente nos leites e derivados, verduras verdes escuras, brócolis, laranja, figo, sardinha, pão branco. O cálcio é o cimento dos ossos, servindo para deixá-los mais resistentes. O sol ativa a vitamina D, responsável por aumentar a absorção de cálcio no intestino. A atividade física estimula a formação óssea. Portanto, comer bem e fazer atividade física, que são chaves para uma vida saudável, também contribuem para a saúde dos ossos.

E qual a importância da prevenção? Uma vez que você tenha osteoporose, o risco de fratura de vértebras da coluna e do fêmur é muito alto e essas sim, podem trazer sintomas desagradáveis que variam desde dor na coluna até a incapacidade de andar.

Procure um Geriatra para tirar suas dúvidas e acompanhar sua saúde óssea. É sempre melhor prevenir que remediar.

Entre em contato com a Clínica Fiore.

Clínica Fiore

Author

view all posts

Deixe uma resposta