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dia nacional do idoso

Hoje é o Dia Nacional do Idoso!

Hoje celebramos o Dia Nacional do Idoso!

Não é segredo que a expectativa de vida vem aumentando, e em todo o mundo o número de idosos cresce constantemente. Em 2012, tínhamos 11,5% da população mundial com 60 anos ou mais. E para 2050 espera-se atingir 22%, ou seja, 2 bilhões de idosos. Por isso é tão importante falar sobre o envelhecimento com saúde.

O envelhecimento ativo ou saudável é aquele em que o indivíduo se previne e se prepara para as dificuldades que são esperadas na terceira idade.

 Nesse dia nacional do idoso, aqui vão algumas recomendações importantes para um envelhecimento saudável:
  • Praticar atividade física. Manter-se ativo fisicamente não só previne doenças do coração, AVC (derrame) e Alzheimer. Esse hábito também protege contra as incapacidades físicas da artrose e do reumatismo, previne contra quedas e ajuda a manter a pessoa independente, ou seja, capaz de ir na rua sozinho, subir escada e até mesmo cuidar de casa. Não importa a atividade escolhida: caminhada, academia, hidroginástica, pilates, alongamento, tai chi chuan. A melhor escolha é aquela que você sinta prazer e consiga fazer de forma regular.
  • Cuidar da alimentação. O consumo de leite e derivados é essencial para a saúde dos ossos, pois o cálcio é a base para a formação óssea. Isso previne fraturas, o que por sua vez preserva a independência. A ingestão de proteínas diariamente como frango, peixe, carne, ovos, é primordial para a formação dos músculos, prevenindo a fraqueza e dificuldade de caminhar. Também é importante o consumo de líquidos, legumes e verduras. Uma alimentação variada é fonte de todas as vitaminas que precisamos em qualquer faixa etária.
  • Evitar vícios. Parar de fumar e a ingestão de bebidas alcoólicas com moderação previne contra infartos, derrames e inúmeros tipos de câncer.
  • Interação Social. A interação social previne a depressão e o Alzheimer, doenças muito frequentes na terceira idade. Isso pode ser feito de várias formas: ir à igreja, encontro com amigos, jogos de cartas, participar de projetos sociais, grupos de atividade física e convivência com a família. Quando a cabeça se mantem ativa, o envelhecimento também é ativo.
  • Cuidar da saúde. Tratar as doenças já existentes, prevenir complicações ou evitar novas doenças. Isso irá permitir uma velhice com menos remédios e limitações. Para isso, procure um Geriatra que possa acompanhá-lo durante todo este percurso. Cada vez mais as pessoas estão se conscientizando de que Geriatra não é médico de velho, e sim aquele que vai lhe ajudar a atingir a terceira idade de forma independente e com qualidade de vida. Quanto antes começar a prevenção, mais saúde e menos complicações teremos.

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