Diabetes – Uma epidemia global

O diabetes é uma epidemia global e o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking dos países com o maior número de casos: 16 milhões de brasileiros têm a doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a incidência da doença cresceu 61,8% nos últimos dez anos no país.

Vários fatores desempenham papel importante para este crescimento:

– obesidade

– sedentarismo

– alimentação inadequada

– envelhecimento populacional.

Apesar das complicações do diabetes, como: retinopatia, doença renal do diabetes, amputações, infartos e derrames, ainda serem muito frequentes, os dados sobre mortalidade associada a doença têm apresentado discreta queda, o que provavelmente está relacionado a melhora nos métodos diagnósticos e tratamentos mais modernos.

Nos últimos anos, o  desenvolvimento de novos medicamentos trouxe grande melhora na qualidade do tratamento e controle do diabetes e suas complicações. Neste semestre está sendo lançado no Brasil, o Xultophy, uma medicação que combina em uma única infusão diária dois fármacos que possuem ação sinérgica na redução dos níveis de glicose: a Insulina Degludeca e a Liraglutida. Esta associação proporciona um potente efeito de redução da glicemia com minimização do risco de hipoglicemias e ganho de peso, dois efeitos indesejáveis associados ao tratamento com insulinas.

Apesar dos avanços no tratamentoo farmacológico, a prevenção da doença através da melhora do estilo de vida ainda é a melhor e mais eficaz arma contra o diabetes.

Dr Gustavo Dissenha