Entre em contato e veja o melhor horário
(41) 3408-3353 | (41) 99184-3353
BLOG

Notícias Clinica Fiore

Alzheimer

Ando meio esquecido… É Alzheimer, doutora?

As queixas de memória são comuns com o avançar da idade. Quem nunca esqueceu onde colocou os óculos, as chaves de casa ou o nome de uma pessoa no meio da conversa? Mas…isso é normal?

Os esquecimentos podem ter várias causas: problemas na tireoide, depressão, alterações na função do fígado, infecções e também a demência, como no caso do Alzheimer. Eles também podem ser normais. Uma pessoa mais desatenta, por exemplo, tende a ser mais esquecida.

Alzheimer
Mas então, como diferenciar o que é doença e o que é normal?

Os esquecimentos normais não afetam o nosso dia a dia. Não deixamos de pagar as contas ou nos perdemos em locais conhecidos por exemplo. Além disso, é necessária uma avaliação médica, na qual você será examinado e responderá a alguns testes para a avaliação da sua memória.

Muitas vezes (mas nem sempre!) são necessários alguns exames de sangue e até mesmo uma tomografia de crânio para uma avaliação mais completa.

Porém, mais importante que falar sobre o diagnóstico é falar sobre a prevenção! O Alzheimer se previne com boa alimentação e atividade física. Dieta rica em grãos, vegetais, sementes, castanhas, azeite e peixe. A atividade física deve ser regular e 30 minutos por dia já é suficiente. Também podemos estimular a memória incluindo algumas atividades no nosso cotidiano como leitura, palavras cruzadas, jogos diversos e, o mais agradável, ter uma vida social ativa. Converse com amigos, faça trabalho social, conviva com pessoas da igreja, da academia, reconecte-se!

Para tirar suas dúvidas e receber ajuda para viver a terceira idade com mais qualidade, procure um Geriatra com a Clínica Fiore.

Tags:

Clínica Fiore

Author

view all posts

Deixe uma resposta